terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sobremesas Low Carb


Queridos leitores!

Conforme prometido, seguem receitas de sobremesas low carb que, além de muito fáceis de fazer, vão te ajudar muito com a vontade de comer doce. Pra quem segue a dieta low carb/ high fat como estilo de vida, como é meu caso, essas receitas são verdadeiras heroínas. Te permitem adoçar a vida de um jeito mais saudável, sem os temidos picos de insulina no sangue (causando vontade de comer sempre mais e com efeito acumulativo de gordura). Nesse post aqui eu explico direitinho como montar uma dieta dessas e os meus resultados. Eu calculei a quantidade de carboidratos de acordo com os ingredientes que usei, fazendo depois o cálculo aproximado por fatia. Com o tempo, você ficará expert em sobremesas low carb, pelo simples fato que as receitas permitem muitas alterações de acordo com os ingredientes que você gosta mais. Eu virei quase uma profissional em receitas desse tipo, tanto doces quanto salgadas, mas as sobremesas são sempre as mais pedidas, principalmente quando se fala que não tem açúcar, farinha e leite, e mesmo assim são maravilhosas! Tanto é verdade que todo mundo aqui em casa aprovou as sobremesas, até mesmo meu pai que não faz dieta jamais e não é muito chegado a doces. Toda vez que tiro algo do forno ele vem comer um pedacinho! Todas as fotos são de sobremesas que eu fiz e portanto posso dizer, ficaram excelentes. Vamos à elas:

Tortinha de Coco
(aproximadamente 1.5 gr de carboidrato por fatia, em 12 porções)

Ingredientes:
1 garrafinha de leite de coco
4 ovos
1 caixa de creme de leite
100 gr de coco ralado sem açúcar (reservar em torno de 30 gr para polvilhar)
50 gr de queijo ralado
1 xícara de água fria
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de adoçante sucralose

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes com uma batedeira ou mixer (para que a manteiga incorpore bem) e deixe o fermento para o final. Asse em forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até dourar em uma forma untada apenas com manteiga. Polvilhe o restante do coco ralado por cima e coloque por mais 5 minutos no grill. Caso seu forno não tenha grill é só polvilhar por cima que fica igualmente gostoso. Fica aerada e super leve.

Bolo Paçoca com morango
(aproximadamente 2.2 gr de carboidrato por fatia em 12 porções)

Ingredientes:
4 ovos
3 colheres de sopa cheias de manteiga de amendoim integral
4 colheres de sopa cheias de coco ralado sem açúcar
3 colheres de sopa de adoçante sucralose
4 colheres de sopa de leite de coco
100gr de creme de leite
2 colheres de sopa cheias de linhaça
Essência de amêndoas a gosto (opcional)
Morangos para decorar

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes com um fouet e despeje sobre uma forma untada com manteiga (eu também coloco farinha de castanha de caju, mas não é necessário). Asse em forno pré-aquecido a 200º. Vai ficar uma massa fofinha e bem consistente. Tire do forno e decore com morangos e um pouco de coco ralado.

Bolo de Chocolate
(aproximadamente 2.8 gr de carboidrato por fatia em 12 porções)

Ingredientes:
Os mesmos do bolo paçoca e também:
3 colheres de sopa cheias de cacau
Substituir a essência de amêndoas por baunilha
Você pode colocar ou não a manteiga de amendoim, eu gosto com ela, além de dar consistência fica um gostinho muito bom ao fundo, mesmo o cacau tendo sabor mais forte.

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes com um fouet e despeje sobre uma forma untada com manteiga (eu também coloco farinha de castanha de caju, mas não é necessário). Asse em forno pré-aquecido a 200º. Essa receita ganha como a mais saborosa desta matéria!

Ganache de Chocolate
(aproximadamente 0.4 gr de carboidrato por porção, se colocado em um bolo de 12 porções)

Ingredientes:
20gr de manteiga
100 gr de creme de leite
2 colheres de sopa de cacau
2 colheres de sopa de adoçante sucralose
Baunilha

Modo de preparo:
Em uma panela derreta a manteiga, depois acrescente o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo e coloque o cacau, a baunilha e o adoçante. Misture bem até ficar consistente (leva poucos minutos). Espalhe ainda quente por cima de um bolo ou também pode usar para comer com frutas vermelhas (tem menor teor de carboidratos). Na foto o ganache foi colocado por cima do bolo paçoca e polvilhado com coco ralado sem açúcar.

Cajuzinho de Colher
(aproximadamente 2,5 gr de carboidratos por porção)

Ingredientes:
1/4 caixinha de creme de leite
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de manteiga de amendoim integral
1 colher de sopa de adoçante sucralose
1 colher de chá de coco ralado sem açúcar
1 colher de chá de farinha de castanha de caju

Modo de preparo:
Em um ramequim (forminha de porcelana) coloque metade do creme de leite misturado com meia colher do adoçante. Reserve na geladeira. Em uma panela aqueça a manteiga com o restante do creme de leite, misture bem, adicione a manteiga de amendoim e o adoçante. Misture bem até que desgrude da panela. Retire o ramekin da geladeira e com cuidado despeje a mistura da panela sobre a "cama" de creme de leite. Polvilhe um pouco de adoçante, coco ralado e farinha de castanha de caju por cima. Leve ao freezer por 30 minutos para que fique bem consistente e geladinho. Fica demais!

Em breve voltarei com mais receitas de doces low carb e também algumas sugestões de pratos para o almoço, jantar e pré treino!

Até a próxima!

17 comentários:

  1. Hum.. gostoso e saudável!! TOP! :) Obrigado por compartilhar o conhecimento, rezinha!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e pelo comentário meu bem! Me conte depois como ficaram suas experiências com as minhas receitas! rs... Beijo

      Excluir
  2. Amei a tortinha de coco, receita perfeita.
    Gratidão, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, no bolo paçoca não vai fermento mesmo? Então ele não cresce muito, né? E a linhaça, é em semente mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns! Para matar a necessidade de doce essas receitas são perfeitas!

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns! Para matar a necessidade de doce essas receitas são perfeitas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, por favor uma dica, estou fazendo a Dieta Low Carb, mas não gosto de coco, há alguma outra forma de fazer?

    ResponderExcluir
  7. Renata amada, muito obrigada por compartilhar conosco,essas maravilhosas receitas, comecei a lowcarb mas sinto falta de docinho, abraços querida !!!😘😘😘

    ResponderExcluir
  8. Tenho 67 anos e sou diabetico tipo 2.Comecei a fazer a dieta low carb ha 2 meses e sentia falta de alguma coisa doce ate que descobri o seu site.Ja fiz duas e fiquei muito satisfeito.Valeu.Mande mais.Ronaldo Correa

    ResponderExcluir
  9. Renatinha, Deus te abençoe por compartilhar essas delícias low carb. Eu estava precisando de doces. Não fiz nenhuma receita ainda, pois acabei de encontrar seu blog. Achei maravilhosas e com toda certeza são deliciosas, pois gosto de todos esses ingredientes. Brigaduuuu!! Bjoks S2

    ResponderExcluir
  10. Renatinha, vc tem receitas salgadas low carb, por favor?
    Se tem, não encontrei...rsrs... :D
    Obg. Bjoks

    ResponderExcluir
  11. A tortinha de coco ficou maravilhosaaaaa !!!!!

    ResponderExcluir
  12. A tortinha de coco ficou maravilhosaaaaa !!!!!

    ResponderExcluir
  13. Renata que trabalho lindo e inspirador! Parabéns!!! O livro e as receitas são excelentes....amei tudo! Beijo e foi um prazer encontrar esse site.

    ResponderExcluir
  14. Olá Renata, as receitas parecem maravilhosas mas gostaria de saber se posso substituir a sucralose pelo xilitol. Caso positivo, as quantidades seriam as mesmas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Dieta low carb é muito bom para emagrecer

    ResponderExcluir