sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Carlos Ruiz Zafón: Barcelona em livros

Hoje resolvi falar sobre um autor que descobri há uns 4 anos que me surpreendeu muito na forma de escrever. Em dois livros, Carlos Ruiz Zafón, narra histórias que acontecem em Barcelona, misturando os gêneros de ficcão, romance e aventura. Esse autor acabou virando um dos meus preferidos, mas só têm estes dois livros publicados em português. Recomendo, de qualquer forma, que leiam ambos, vale a pena!

Barcelona, no ano de 1945. A Espanha Franquista é cenário para a história em que Daniel Sempere é levado por seu pai à um incrível e misterioso lugar no centro histórico: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, seu pai lhe diz que poderá escolher apenas um livro, e que dele será seu gardião. Um em particular lhe chama a atenção, "A Sombra do Vento". A partir da leitura desse livro, sua vida muda completamente de rumo e o arrasta para um emaranhado de aventuras e segredos. Obcecado pelo desaparecimento misterioso do autor do livro, Daniel começa uma saga em busca de respostas, de pistas e de qualquer coisa que possa levá-lo ao paradeiro de Julian Carax.

Num suspense que te deixa sem fôlego, mantendo o enigma até o final, "A Sombra do Vento" será, com certeza, seu próximo livro de cabeceira.

Apesar de ter sido escrito posteriormente ao livro "A Sombra do Vento", em "O Jogo do Anjo" vamos parar nos anos 20. A cidade também é Barcelona e o Cemitério dos Livros Esquecidos é citado. Nesta história, David Martín é um jovem escritor acostumado a vender barato seu talento. Seu pai foi assassinado na porta da redação do jornal "La Voz de la Industria", quando David ainda era criança. Além disso, tinha que suportar o fato de que seu grande amor estava nos braços de Pedro Vidal, herdeiro do jornal e a quem o tiro que matou seu pai era originalmente destinado. Quando pensou que nada podia ser pior, David descobre que está doente e tem poucos meses de vida, o que lhe tira ainda mais a vontade de lutar por algo melhor. É então que surge o misterioso Andreas Corelli, estrangeiro de origem duvidosa que se diz editor de livros. Ele promete muito dinheiro a David, e inexplicavemente sua proximidade com o estranho parece lhe devolver a saúde.

Assim como o outro livro, este irá te hipnotizar, até que o final seja revelado. A cada passagem, a história toma um rumo diferente, fazendo com que o leitor se envolva na narrativa tentando descobrir, junto com as personagens, um desfecho que faça sentido para tanto mistério.

Aproveitem o final de semana chuvoso e coloquem em dia a leitura!

Espero que gostem, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário